Atos dos Opostos

Email do Bradesco é golpe - veja as imagens

Recentemente o Banco Central divulgou um alerta para uma tentativa de golpe pela internet que usa a logomarca da instituição para enganar os internautas. Mensagem disparada para milhares de e-mails convida os clientes a atualizarem um suposto sistema de segurança, clicando num link inserido no texto. Esse tipo de mensagem infecta os computadores com programas malicioso, como vírus, spyware, spam, phishing ou adware, o que certamente lhe dará algumas dores de cabeça.

email, bradesco, golpe, vírus

A figura acima demontra um email recebido, supostamente do banco Bradesco, onde sou informado que
desde 14/06/2007, o uso da Chave de Segurança Bradesco Eletrônica para acesso ao Bradesco Net Empresa passou a ser obrigatório. Desde a data 19/10/2008 o sistema de identificação do Bradesco Net Empresa foi atualizado para a versão 3.3.15 para melhor interagir com o sistema de segurança atual. Informamos que para continuar acessando normalmente o Bradesco Net Empresa será necessário efetuar a atualização deste componente. Para realizar a atualização basta clicar em uma das opções abaixo e em seguida clicar em salvar e logo após em executar , feito isso aguarde alguns segundos e siga as instruções de instalação.
Apesar deste golpe ser mais velho que andar para frente, sempre é bom frisar os detalhes da estratégia utilizada de modo a prevenir os mais descuidados.

A estratégia principal é apostar na boa-fé do destinatário, contando uma história que pareça verídica e com isso induzí-lo a instalar um programa malicioso.

Se você não tem conta no banco em questão, apague o email imediatamente.
Analisando a imagem acima verifica-se que o remetente tomou o cuidado de utilizar um endereço de email um tanto convincente (seta A); o link para baixar a suposta atualização também convenceria alguns (seta B).

email, bradesco, golpe, vírus

No entanto se colocarmos o cursor do mouse em cima deste link verificamos que baixaremos o arquivo do endereço http://148.202.119.1/ (seta C) - ou seja nada a ver com Bradesco. Por curiosidade fui ver de onde era o endereço. Veja a figura abaixo. Universidad de Guadalajara - Centro Universitário del Sur - Ciudad Guzmán, Jalisco. - México.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como traduzir The Sims 2: Deluxe para o português brasileiro

Como tirar a pele de figado em 2 minutos

As jornalistas mais belas do século passado