Técnicas marciais no futebol moderno

Futebol moderno e a arte de bater. 

Nas imagens abaixo vemos a aplicação, prática de técnicas marciais, cada vez mais comum no futebol moderno. Desta vez falaremos sobre o "enpi".
artes marciais, futebolEnpi significa "cotovelo". Esta kata foi criada por o So Shihan Felton Messina com a aprovação do So Shihan Hiroyuki Hamada e consiste, como seu nome indica, numa série de bloqueios e ataques empregando os cotovelos. Há também outra kata chamada Empi ou "andorinha voadora" que é praticada no karatê estilo Shotokan.

artes marciais, futebol
Já na imagem abaixo vemos um dos principais erros cometidos pelos iniciantes cuja técnica ainda não foi aprimorada. Percebam que devido à falta de concentração, a pupila não elevou o cotovelo no ângulo recomendado, bem como a posição do corpo foge totalmente às regras estabelecidas na kata.

artes marciais, futebol

Futebol e o vale-tudo


A utilização de técnicas marciais no futebol não se limita esse ou aquele estilo em particular, e nem poderia ser diferente já que a limitação a um único estilo, deixaria o atleta em desvantagem frente à adversários que estudaram outros caminhos.

artes marciais, futebolAssim, embora pesquisas apontem que a maioria das técnicas utilizadas vêm de estilos como karatê e tae-kwon-do, outras artes marciais também são utilizadas. Acima vemos, também, uma tentativa frustrada de executar uma técnica utilizada no aikido chamada de "tachiwaza nikkyo omote".

futebolJá na imagem acima, percebe-se uma das técnicas de imobilização mais usadas atualmente. - a chave de pernas dorsal. Ela tem sido frequentemente utilizada em zagueiros adversários durante uma cobrança de escanteio. Para uma perfeita execução é necessário posicionar-se adequadamente e aguardar o momento propicio para a aplicação.

Na imagem abaixo, vemos uma variação do Mawashi gueri com o Mae gueri, chute frontal muito utilizado no Karatê.

artes marciais, futebolMais um exemplo prático, desta vez utilizando uma técnica de arremesso oriunda do aikido - koky nage.

artes marciais, futebol

Comentários

  1. seguindo nessa linha, o Ronaldo, fenômeno, poderia tentar fazer umas seções de acupuntura para ver se baixa o nível de gordura daquele corpo. Caso contrário, o esquema vai ser só na publicidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou sugestão.

Postagens mais visitadas deste blog

As jornalistas mais belas do século passado

Wing Chun kung fu - tenha aulas online e de graça

Shakira: fotos sensuais da cantora colombiana