Atos dos Opostos

Técnicas marciais no futebol moderno

Futebol moderno e a arte de bater. 

Nas imagens abaixo vemos a aplicação, prática de técnicas marciais, cada vez mais comum no futebol moderno. Desta vez falaremos sobre o "enpi".
artes marciais, futebolEnpi significa "cotovelo". Esta kata foi criada por o So Shihan Felton Messina com a aprovação do So Shihan Hiroyuki Hamada e consiste, como seu nome indica, numa série de bloqueios e ataques empregando os cotovelos. Há também outra kata chamada Empi ou "andorinha voadora" que é praticada no karatê estilo Shotokan.

artes marciais, futebol
Já na imagem abaixo vemos um dos principais erros cometidos pelos iniciantes cuja técnica ainda não foi aprimorada. Percebam que devido à falta de concentração, a pupila não elevou o cotovelo no ângulo recomendado, bem como a posição do corpo foge totalmente às regras estabelecidas na kata.

artes marciais, futebol

Futebol e o vale-tudo


A utilização de técnicas marciais no futebol não se limita esse ou aquele estilo em particular, e nem poderia ser diferente já que a limitação a um único estilo, deixaria o atleta em desvantagem frente à adversários que estudaram outros caminhos.

artes marciais, futebolAssim, embora pesquisas apontem que a maioria das técnicas utilizadas vêm de estilos como karatê e tae-kwon-do, outras artes marciais também são utilizadas. Acima vemos, também, uma tentativa frustrada de executar uma técnica utilizada no aikido chamada de "tachiwaza nikkyo omote".

futebolJá na imagem acima, percebe-se uma das técnicas de imobilização mais usadas atualmente. - a chave de pernas dorsal. Ela tem sido frequentemente utilizada em zagueiros adversários durante uma cobrança de escanteio. Para uma perfeita execução é necessário posicionar-se adequadamente e aguardar o momento propicio para a aplicação.

Na imagem abaixo, vemos uma variação do Mawashi gueri com o Mae gueri, chute frontal muito utilizado no Karatê.

artes marciais, futebolMais um exemplo prático, desta vez utilizando uma técnica de arremesso oriunda do aikido - koky nage.

artes marciais, futebol

Comentários

  1. seguindo nessa linha, o Ronaldo, fenômeno, poderia tentar fazer umas seções de acupuntura para ver se baixa o nível de gordura daquele corpo. Caso contrário, o esquema vai ser só na publicidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou sugestão.

Postagens mais visitadas deste blog

Como traduzir The Sims 2: Deluxe para o português brasileiro

Como tirar a pele de figado em 2 minutos

As jornalistas mais belas do século passado