Dicas para ganhar dinheiro num mundo globalizado

Seja empreendedor e aproveite as oportunidades

Um sistema competitivo, por si só, já é sinônimo ou indicativo que nem todos vão ganhar. Assim como num jogo, suas chances de êxito são inversamente proporcionais ao número de concorrentes. Mas isso não é motivo para se desesperar. Sempre há oportunidades surgindo e o que é preciso é : saber captá-las o quanto antes. É nesse ponto que entra um item essencial para o empreendedor - a informação.

globalização, ganhar dinheiro, dicas, oportunidades, empreendedores

Tenha certeza de que por trás de grande negócios sempre há uma rede de informação bem estruturada, sem a qual, muitos negócios não teriam sido concluídos. Essa rede contém elementos que variam desde jornais locais, internet, até serviços de "profissionais", se é que me entende. Por fim, um dos erros mais comuns no empreendedor em inicio de carreira é a atitude bairrista de querer vencer apenas num determinado local. Num mundo globalizado as oportunidades surgem em todas as partes do planeta.

Diante disso disponibilizo algumas dicas sobre oportunidades que muitas vezes passam desapercebidas aos olhos dos empreendedores menos experientes.
Nos últimos dias surgiram duas possibilidades de negócio, divulgadas pelos meios de comunicação:

1. Faturando alto na Nigéria

  • A Comissão Federal de Segurança no Trânsito está sendo rígida na cobrança de uma lei que entrou em vigor no início do ano e que exige dos motoqueiros a utilização de capacetes, inclusive para passageiros. O número de motocicletas naquele país é muito grande. Ocorre que o negócio de venda de capacetes local está monopolizado nas mãos de uns poucos empresários, os quais "cresceram o olho" nessa fatia do mercado e estão cobrando preços exorbitantes. Sem outra alternativa, muitos nigerianos estão utilizando cabaças (uma espécie de abóbora ressecada) como forma de ludibriar as autoridades. Minha dica é : Se você tiver um bom produto (ao menos melhor que uma cabaça) e com preços competitivos, pode tentar abocanhar este segmento. Também relacionado com o uso de capacete, uma análise mais detalhada indica que o setor de segurança pode render bons frutos. Segundos estudo 48% dos mototaxistas têm seus capacetes convencionais roubados após uma corrida. O desenvolvimento de uma presilha que liga o capacete a moto tende a vender bem, assim como amuletos contra feitiços, já que muitos passageiros preferem não usar capacete por medo de que eles contenham juju (amuleto) que enfeitiça o passageiro, facilitando o roubo.

2. União Europeia paga bem

  • Depois do ramo de armamentos, o ramo energético é o mais lucrativo no momento, principalmente porque você pode aumentar o preço quando quiser e se alguém reclamar você pode, na maioria dos casos, simplesmente cortar o fornecimento e pagar para ver. Suponho que você já saiba que existe uma crise de fornecimento de gás da Rússia. Nessa área minha dica é: busque uma negociação com os países atingidos pelo corte, principalmente Letônia, Eslováquia, Finlândia, Estônia, Bulgária, Lituânia e República Tcheca e proponha a criação de gasodutos alternativos que passem por fora do território da Ucrânia. A negociação preferencialmente deve ocorrer em bloco, num primeiro instante. Só tente negociações individuais, quando as coletivas indicarem fracasso. É importante apresentar os custos em reais e não em euros. O local da negociação também faz parte da estratégia, escolha um local bem frio. Não esqueça de utilizar termos que lembrem o frio. Outro detalhe que faz diferença num processo negocial é nunca ater-se à apenas uma proposta. Quando for para uma negociação sempre leve duas ou mais alternativas. Assim, caso não tenha êxito na proposta das rotas alternativas, sugira aquecedores elétricos, por exemplo. Tenha em mente que uma negociação destas não será fácil mas console-se com a possibilidade de lucros estupendos, em caso de acordo.

Comentários

  1. Suas dicas ampliaram meu horizonte. Ainda não tinha noção que é mais fácil vencer no mundo dos negócios se ampliar minha área de cobertura.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou sugestão.

Postagens mais visitadas deste blog

As jornalistas mais belas do século passado

Wing Chun kung fu - tenha aulas online e de graça

Shakira: fotos sensuais da cantora colombiana