Atos dos Opostos

Hélio de La Peña (casseta & planeta) e a discriminação

casseta e planeta, helio de la penha, discriminação, gay, pelotas
O integrante do Casseta & Planeta, Hélio de La Peña decidiu entrar na polêmica da semana no Twitter. Em um texto intitulado "A coisa ficou afrodescendente para o humor negro", o humorista carioca afirmou que a piada de Danilo Gentili relacionando jogadores de futebol com King Kong não teve graça. O post foi divulgado em seu perfil (twitter.com/Lapena).


Se alguma vez você sofreu discriminação racial, sabe o quanto isso é desagradável. Esta é a razão deste tipo de piada bater na trave.
Hélio de La Peña, julho de 2009.

Não entro no mérito se a piada foi ou não discriminação racial. Só acho curioso e contraditório o fato de que o Casseta e Planeta, do qual o Hélio faz parte, passar anos fazendo piada sobre os pelotenses (gaúchos) e acharem isso muito engraçado. O mínimo esperado é que ele achasse graça disso também.

Alguém poderia dizer que são questões diferentes. E são. Mas o objetivo de ambas (racismo, assédio moral, discriminação) também é o de desmoralizar a vítima.

Pimenta nos olhos dos outros é refresco para os imaturos. Ou será que o o Hélio resolveu se manifestar sobre a piada do Gentili (CQC) apenas como subterfúgio para ser mais um a bater no concorrente humorista? Seria isso um indicativo de queda no ibope?

Por isso eu fico a deblaterar quando vejo um parlapatão, hebdomadário.

Discriminação

Discriminar significa "fazer uma distinção". Existem diversos significados para a palavra, mas o significado mais comum tem a ver com a discriminação sociológica: a discriminação social, racial, religiosa, sexual, por idade ou nacionalidade, que podem levar à exclusão social. A discriminação pode ocorrer de forma visível, reprovável de imediato e de forma indireta, que diz respeito a prática de atos aparentemente neutros, mas que produzem efeitos diversos sobre determinados grupos.
___
Piadinha sobre gaúcho, carioca e paulista, clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como traduzir The Sims 2: Deluxe para o português brasileiro

Como tirar a pele de figado em 2 minutos

As jornalistas mais belas do século passado