Pular para o conteúdo principal

Atos dos Opostos

Miyamoto Musashi: um ronin, um samurai, uma lenda

Miyamoto Musashi, samurai, ronin, cinco elementos, cinco anéis
Consta que aos treze anos de idade (1597), Miyamoto Musashi (Shinmen Musashi No Kami Fujiwara No Genshin) abateu um guerreiro adulto, sua primeira luta de espada. Nesta época, enquanto os samurais eram aos poucos substituídos por armas de fogo, era comum espadachins percorrerem o país buscando caminhos opostos: aperfeiçoamento da técnica marcial e espiritual ou auto-promoção (caso vencessem alguém famoso). Musashi era um destes espadachins e, até seus trinta anos combateu em sessenta duelos, não perdendo nenhum.

Também consta que em apenas duas lutas não chegou ao final: na primeira, se confrontou com um velho mestre que enfrentou Musashi usando um leque e, na segunda, contra um camponês que usava um kusarigama (arma tradicional japonesa - espécie de foice - com uma longa corrente presa ao cabo e um peso de metal na outra extremidade da corrente).

Miyamoto Musashi tornou-se uma figura lendária no Japão por seus feitos. Chamado de “o santo samurai”, era visto pelos ortodoxos do kenjutsu como um heterodoxo, fora da lei e das normas, ou seja, um samurai degenerado. Contrariando as regras vigentes, criou uma escola que usava duas espadas, em lugar de uma, um estilo de luta chamado Niten Ichi Ryu.

Miyamoto Musashi, samurai, ronin, cinco elementos, cinco anéisÀs vezes enfrentava seus inimigos com espadas de pau (bokken). O último teria sido, Sasaki Kojirô, o qual foi vencido por Musashi que usava um cabo de um remo de barco. Miyamoto era um sujeito grande em estatura e (sic) descuidava de sua pessoa e de sua higiene, contrariando todas as normas da compostura samuraica. Um desesperado - diziam. A crônica ortodoxa do kenjutsu o abomina. Invicto, aos trinta anos se retira do “caminho da espada” e torna-se uma lenda.

Reaparece cerca de vinte e cinco anos mais tarde e entra para a história, por seus feitos e pelo livro que deixou — o Gorin no Sho - O livro dos cinco elementos, (o livro dos cinco anéis), o qual é considerado uma suma da estratégia para a vitória em qualquer campo e contra qualquer inimigo.

Aqueles que desejarem seguir a arte militar da minha escola devem observar sempre os seguintes mandamentos:
  1. Evitar todo e qualquer pensamento perverso;
  2. Treinar dentro dos preceitos da Escola Nitô-Ichi (Niten Ichi Ryu);
  3. Conhecer muitas artes — não só a arte militar;
  4. Compreender os mandamentos das diversas profissões;
  5. Discernir as vantagens e as desvantagens que existem em todas as coisas;
  6. Desenvolver a capacidade de discernir a verdade em todas as coisas;
  7. Conhecer pela percepção instintiva coisas que não podem ser vistas;
  8. Prestar atenção aos menores detalhes;
  9. Nada fazer de inútil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As jornalistas mais belas do século passado

Não é tarefa fácil fazer uma listagem das jornalistas mais bonitas, belas, gatas, tchuki tchuki, fofinhas, inteligentes e, com o devido respeito, por que não dizer - gostosas da televisão brasileira, ainda mais quando se tem uma TV que só sintoniza 6 canais. A idéia aqui não é realizar um concurso, mas simplesmente divulgar essas belezuras, e a ordem em que estão posicionadas não significa necessariamente preferência por esta ou aquela. Contemplem!

PS. complementamos a lista conforme sugestões foram indicadas nos comentários. Mas como a cada dia surgem nova beldades... esse post não teria mais fim.

Wing Chun kung fu - tenha aulas online e de graça

O Wing Chun (Ving Tsun ou Wing Tsun) é dos muitos estilos de kung fu. Originado no sul da China se distingue pela economia de movimentos e sem movimentos rebuscados. A principal causa do crescimento deste estilo no ocidente deve-se a seu praticante mais famoso, Bruce Lee, (discípulo de Yip Man), que mais tarde viria a modificá-lo criando o Jeet Kune Do. Wing Chun foi criado por uma monja shaolin. É um sistema simples e eficiente. Saiba na Wikipédia.
Nada substitui a prática de alguma arte sem um professor. Mas se você quiser ter umas lições online de  kung fu estilo Wing Chun em vídeos do youtube, comece com este abaixo. Ao final aparecerá uma link para o segundo e assim por diante. São dezenas de vídeos em alta qualidade disponibilizada pelo mestre Wong. Se quiser, use este programa para baixar os vídeos para o seu HD e treinar na comodidade de sua choupana.

Shakira: fotos sensuais da cantora colombiana

Shakira sensual Shakira Isabel Mebarak Ripoll, ou simplesmente Shakira, cantora compositora, coreógrafa, produtora, filantropa e dançarina colombiana. vencedora de inúmeros prêmios musicais. Isso todo mundo já sabe, assim com também sabe o quão bela é esta colombiana que em 2 de fevereiro de 2009 completou seus 32 aninhos. Mas Não custa dar uma olhadinha de novo nessa beleza de mulher.