Atos dos Opostos

Análise política amadora, superficial e inconclusiva

(A) - ... e a policia federal tá ameaçando fazer greve...
(B) - É? Não sei...
(A) - Os caras com um salário de 8 mil e ainda acham pouco.
(B) - Bah.. um salário de 8 mil é muita grana, se comparado com o salário mínimo. Os caras falam que o governo tem valorizado o salário mínimo, que se comparado com antes seu poder de compra, hoje, está muito maior. Mas eu não vejo isso. Só R$ 510,00!
política, análise, amadora, superficial, inconclusiva(A) - As mercadorias têm subido bastante de preço... Esse salário não dá para nada.
(B) - É...
(A) - Tem gente que critica o bolsa familia, mas eu acho que se não fosse isso muita gente estaria numa situação pior.
(B) - Também acho. Só que esse bolsa familia é uma bagatela. Deveria ser um valor maior, cara.
(A) - É.
(B) - Tem muita desigualdade social.
(A) - O Brasil é muito rico. Do jeito que roubam e ainda não quebrou.

...
(A) - Soltaram o Arruda.
(B) - Achei que ele iria para uma clínica.
(B) - É. Parece que ele foi o único governador preso até hoje. A coisa tava feia por lá, o vice não podia assumir, o cara lá da camara também... Que merda! Pegou dois meses de cadeia. mas daqui a pouco se aposenta ganhando uma grana federal.
(B) - Lembra do Lalau? Fez o que fez e daí decidem... Ta bom... vai para casa... prisão domiciliar... É piada!
(A) - Se um filho dum militar fica orfão, recebe pensão até morrer.
(B) - E os senadores que se aposentam com uma facilidade... Mas aí é que está... se pegassem parte do salários dessa gente e destinassem ao bolsa familia, iria beneficiar muita gente. O custo de um deputado chega perto dos 100 mil ao mês, sem falar nos senadores e funcionários públicos de alto escalão.
(A) - Sim, mas os caras aumentam seus próprios salários.
(B) - Isso tá errado.
(A) - Tá Ruim, mas se o Serra ganhar vai ficar pior.
(B) - O problema é que as pessoas gostam de um líder bonaçhão, alguém carismático e a Dilma não tem disso.
(A) - Ela é muito técnica.
(B) - Se bem que o Serra também não é carismático. Vi uma pesquisa essa semana dizendo que ela estava empatada com o Serra. Mas pesquisa é pesquisa, dependendo do momento pode variar. Mas tem gente dizendo que se ela perder, o Lula vem na próxima e ganha de novo. Mas eu ouvi ele dizer que não quer mais. Deve pegar algum cargo na ONU ou algo assim.
(A) - A politica internacional melhorou muito com ele. O Fernando Henrique que é cheio de diplomas não fez nada. O Lula é muito esperto. Muita gente achou que ele ia ser radical quando ganhou.
(B) - Sim. Antes o Brasil não era nada no mundo afora. Agora os caras já olham com mais atenção. E se ele tivesse sido do tipo: agora que ganhei vou juntar só a esquerda e detonar, não tinha chegado onde chegou.
(A) - Tem até gente do PSDB com ele.
(B) - Tem?
(A) - O presidente do banco que controla a economia é do PSDB.
(B) - Não sei. É?
...
(A) - Se o PSDB ganhar vai ficar pior.
(B) - Basta olhar para o nosso estado (RS). O que tá faltando para o governo é melhorar o salário e achar um meio de controlar preços, porque não adianta aumentar o salário e os preços continuarem subindo.
(A) - Ta faltando melhorar a saúde também.
(B) - Claro, mas isso continua do mesmo jeito que sempre esteve. Não melhorou nada. Onde é que já se viu ter que madrugar para pegar uma ficha num posto de saúde? Bah não conseguiram achar um jeito de acabar com isso. E quando o médico não aparece ou aparece atrasado? Se bem que tem uns médicos por ai que são uma verdadeira gangue...
(A) - Ou para marcar um exame que pode levar anos.
...
(B) - E esse prédio ai está vazio né? A empresa tirou os funcionários daqui e colocou lá no outro. O pessoal que trabalhava ai não recebia aumento a tempos. Não houve acordo com o sindicato e o negócio foi parar na justiça. Dai os juízes que ganham uma baita grana e deveriam fazer justiça, decidiram dar o mínimo de reajuste e o salário mais baixo possível. Tiram outros direitos e o que sobrou a empresa não cumpriu. Mais um processo na justiça. situação difícil.
(A) - Para mim, todo o prédio deveria ter função social. Tem gente que tem casa caindo aos pedaços ou terreno abandonado. Deveriam ser obrigados a alugar, vender, reformar porque todo o prédio tem que ter função social.
(B) - Essa empresa ta mantendo ele vazio para que a concorrente não se instale aqui.
(A) - É mas tá errado. Não tem função social.
(B) - Tu fala daqui. Mas tem muita gente com terras a perder de vista e só plantam ou criam uns bichos numa pequena parte, o resto ta abandonado. Daí os caras vão lá, invadem...
(A) - Tem uma coisa ruim nesse MST. Tem muita gente que tá lá e não tem vocação para a terra.
(B) - Quem tu acha que vai para o MST? Tem alguns que vão por consciência. Mas tem outros que vão por não ter mais para onde ir. Quem está disposto a ficar dormindo em barracas de lona plástica na beira da estrada? Os caras tentam fazer uma triagem mas.. as vezes demora. Onde tu acha que esse pessoal que perdeu as esperanças na cidade estaria se não estivesse no MST? Estariam ai, roubando para viver, ou passando fome.
(A) - O governo devia investir no agricultor que tem pouca terra.
(B) - Verdade. Achar um jeito de fazer com que as pessoas prefiram ficar lá do que vender e vir para a cidade, já tem uns incentivos mas ampliá-los seria bom.
...
(A) - Outra coisa que deveriam proibir são essas plantações de fumo. O governo deveria taxar bastante isso. Deveriam plantar alimentos.
(B) - Mas o fumo já paga imposto alto. Mas ai tu vê o agricultor tá lá sem muita perspectiva... daí chega uma fábrica de fumo e propõe um negócio que parece ser lucrativo... pode até ser no inicio, então o cara assina um contrato por dois anos... quando vê já era. E eles usam agrotóxicos pesados não é?
(A) - Usam e isso acaba provocando depressão a ponto de muitos se suicidarem.
(B) - É bucha.
...
(A) - E a Votorantim desistiu da plantação de eucaliptos...
(B) - Acho que não... só estão dando um tempo.
(A) - Aquilo ali é outra coisa prejudicial para o meio ambiente. Detona com a terra.
(B) - É. Uma terra que poderia estar sendo usada para plantar alimentos está lá cheia de eucaliptos. Tem estudos que dizem que até o lençol freático acaba sendo contaminado com isso.
(A) - Isso faz um mal dando.
(B) - Só não diz isso lá para as bandas de Pedro Osório, Arroio Grande ou Jaguarão... Tem gente lá que não vai gostar muito. Nem a Europa quis mais isso. Manda lá para o terceiro mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como traduzir The Sims 2: Deluxe para o português brasileiro

Como tirar a pele de figado em 2 minutos

As jornalistas mais belas do século passado