Pular para o conteúdo principal

Atos dos Opostos

Desastre ambiental no Golfo do México - vazamento de petróleo

Repórter:
É.. éé a gente viu ai... nessa área quando alguma coisa dá errado, ela dá muito errado. O Brasil tá preparado para explorar petróleo em águas profundas diante disso tudo? Tá preparado para assumir os riscos de uma exploração?

Especialista I:
vazemento, petróleo, golfo, méxico, British Petroleum, desastre ambiental
Tudo mudou com esse desastre ambiental no Golfo do México, desde nossas concepções econômicas até nossas mais longínquas vãs filosofias. Todas as nossas convicções pseudo-realistas sucumbiram.  Achávamos que estava tudo bem com relação à exploração de petróleo, principalmente  quando falamos em exploração nos Estados Unidos, ou seja não é pouca coisa, afinal eles são o top, estão por cima da carne seca., não é verdade? Mas acontece que toda a tecnologia de prevenção e toda a tecnologia de contenção falharam. A melhor tecnologia do mundo está falhando, e isso só acontece a cada ciclo de 200 anos. A BP (British Petroleum) não está sozinha na tentativa de contenção. Chamou as outras empresas. Todo mundo está tentando ajudar, inclusive com preces e orações em várias partes do mundo. Isso acendeu a luz vermelha na indústria de petróleo como um todo, principalmente de exploração no mar. Aparentemente ficou claro que deva se investir uma quantia cada vez maior em medidas de segurança. Quer dizer... não dá para ficar querendo ver ampliar os gráficos da lucratividade num espaço de tempo cada vez menor.

Especialista II:
Tudo isso nos ensina muita coisa e é preciso deixar claro isso, afinal devemos muito à essas empresas de petróleo top de linha, não é verdade?. A BP (British Petroleum) usa um dispersante para reduzir o impacto, pelo menos. O Brasil não tem fábrica de dispersante. Tem estoque. Fica a pergunta: se tiver que importar com urgência, há logística para isso? O brasil nem deveria explorar petróleo. Para que fazer isso e arriscar? Não seria mais fácil deixar esse serviço para empresas com know-how no assunto? Outra questão é a relação promíscua entre regulador e regulado. Hoje, a Agência Nacional de Petróleo (ANP), que vem sendo esvaziada no governo Lula, é o braço da Petrobras. Ela não determina o que a Petrobras deve fazer. E fica claro que quando se fala em necessidade de preocupação ambiental não é para atrapalhar o desenvolvimento, muito pelo contrário. É para evitar tragédias como essa. O episódio traz muitas lições. Especialistas dizem que o mundo inteiro vai ter que olhar todas as tecnologias de prevenção de desastres, inclusive o Brasil.

Veja a simulação abaixo:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As jornalistas mais belas do século passado

Não é tarefa fácil fazer uma listagem das jornalistas mais bonitas, belas, gatas, tchuki tchuki, fofinhas, inteligentes e, com o devido respeito, por que não dizer - gostosas da televisão brasileira, ainda mais quando se tem uma TV que só sintoniza 6 canais. A idéia aqui não é realizar um concurso, mas simplesmente divulgar essas belezuras, e a ordem em que estão posicionadas não significa necessariamente preferência por esta ou aquela. Contemplem!

PS. complementamos a lista conforme sugestões foram indicadas nos comentários. Mas como a cada dia surgem nova beldades... esse post não teria mais fim.

Wing Chun kung fu - tenha aulas online e de graça

O Wing Chun (Ving Tsun ou Wing Tsun) é dos muitos estilos de kung fu. Originado no sul da China se distingue pela economia de movimentos e sem movimentos rebuscados. A principal causa do crescimento deste estilo no ocidente deve-se a seu praticante mais famoso, Bruce Lee, (discípulo de Yip Man), que mais tarde viria a modificá-lo criando o Jeet Kune Do. Wing Chun foi criado por uma monja shaolin. É um sistema simples e eficiente. Saiba na Wikipédia.
Nada substitui a prática de alguma arte sem um professor. Mas se você quiser ter umas lições online de  kung fu estilo Wing Chun em vídeos do youtube, comece com este abaixo. Ao final aparecerá uma link para o segundo e assim por diante. São dezenas de vídeos em alta qualidade disponibilizada pelo mestre Wong. Se quiser, use este programa para baixar os vídeos para o seu HD e treinar na comodidade de sua choupana.

Shakira: fotos sensuais da cantora colombiana

Shakira sensual Shakira Isabel Mebarak Ripoll, ou simplesmente Shakira, cantora compositora, coreógrafa, produtora, filantropa e dançarina colombiana. vencedora de inúmeros prêmios musicais. Isso todo mundo já sabe, assim com também sabe o quão bela é esta colombiana que em 2 de fevereiro de 2009 completou seus 32 aninhos. Mas Não custa dar uma olhadinha de novo nessa beleza de mulher.