Atos dos Opostos

Receita de Purê de batatas trezonté: simples de fazer

Puré de batatas trezonté 

Ingredientes

1 kg de batata ou menos
2 colheres (sopa) de manteiga ou menos
1 xícara (chá) de leite ou menos
o quanto baste de sal

pure de batata, Purê receita simples
imagem meramente ilustrativa

Modo de preparo sofisticated

  1. Descasque as batatas e corte-as em pedaços médios ou pequenos. Pedaços grandes só se você tiver uma arqueadura bucal avantajada ou não tiver pressa de preparar esse prato.
  2. Coloque-os imediatamente numa panela com bastante (suponhamos que ao mínimo você saiba o que significa o termo 'bastante') água fria. Colocá-los em água quente, dependendo do dia da semana e da fase da lua, as batatas podem oxidar e escurecer.
  3. Acrescente um pouco de sal à mistura de água com batatas e leve a panela ao fogo alto. Quando começar a ferver, deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos ou até que as batatas fiquem bem macias. Um bom teste para saber se as batatas estão prontas é atirar palitos de dente a uma distancia de 15 cm das batatas. Se conseguir enterrar os palitos até 3/4 do comprimento é sinal de que elas estão prontas.
  4. Caso positivo espere 15 segundos e desligue o fogo. Se ainda houver sobrado um pouco daquele monte de água fria inicial que você colocou, escorra o excesso. Feito isso chegou a hora de transformar o que você está vendo em uma massa homogênea. Apesar da boa etiqueta sugerir o uso de um espremedor, caso você não tenha utilize um garfo e mãos à obra.
  5. Enquanto você espreme as batatas, coloque o leite numa panelinha, panelona, leiteira ou qualquer vasilhame disponível. Leve ao fogo baixo para aquecer. Um dos segredos é deixar o leite na mesma temperatura da batata. Para isso vá controlando com o termômetro. Se o leite aquecer demais. Aqueça novamente as batatas. Com o tempo e prática você chega lá.
  6. Depois de espremer as batatas dissolva a manteiga com o auxilio de uma colher (a maior que você tiver) colocando-a sob uma boca livre do fogão, junte a manteiga derretida ao leite quente e depois à massaroca espremida. (A quantidade de leite pode variar de acordo com o tipo de batata). Mas como estamos tratando de batatas trezontê a medida inicial sugerida deve servir.
  7. Misture tudo vigorosamente por 10 minutos, com o mesmo garfo utilizado antes.
  8. Se você quer que o resultado seja uma massa homogênea e cremosa bata com batedeira. Caso você prefira uma receita mais tradicional*, vá malhando no garfo.
  9. Leve a panela ao fogo baixo e continue mexendo, dessa vez com o garfo (pode ser colher) até o purê começar a borbulhar.
  10. Ao final sirva quente. Se ao provar, o gosto não ficar agradável, você provavelmente errou na quantia de sal. Repita o processo e tente não errar.
  11. *A vantagem do modo tradicional é que você se antecipa e perde boa parte das calorias antes de sequer comer essa delicia da culinária brasileira.

Modo de preparo simples

  1. Pegue a quantia de batatas que queira, descasque, corte, meta na panela, taque água em cima, coloque no fogo, e vá cuidando.
  2. Quando começar a ferver meta um pouco de sal. Tampe a panela. Fique cuidando. Se precisar coloque mais água. Não deixe queimar. Isso é importante!
  3. Em seguida coloque a manteiga. Se não tiver manteiga vale margarina, óleo ou mesmo banha. Fique cuidando e prove de vez em quando (para ter certeza de que não errou na quantia de sal).
  4. Quando cozidas, escorra e esprema as danadas.
  5. Acrescente um pouco de leite e vá mexendo a mistura em fogo baixo.
  6. Quando achou que 'tá legal'.... bona petit.
  7. Você pode complementar esse prato com mortadela cortada do jeito que você quiser, ovo frito, cozido ou sei lá o que você tiver em mente... 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como traduzir The Sims 2: Deluxe para o português brasileiro

Como tirar a pele de figado em 2 minutos

As jornalistas mais belas do século passado