Atos dos Opostos

Filme 13º Distrito (Banlieue 13)

O filme 13º Distrito (Banlieue 13) B13, uma produção francesa, com 90 minutos de duração e ação (incluido Parkour), lançado em 2004. O elenco principal : Cyril Raffaelli (Damien); David Belle (Leïto); Tony D'Amario (K2); Bibi Naceri (Taha); Dany Verissimo (Lola). Com roteiro e produção de Luc Besson, o filme conta a história de uma Paris no ano 2010, onde a criminalidade em alguns bairros aumentou consideravelmente diante da ineficiência do estado e do sistema. Diante da incompetência crise os almofadinhas o governo decide retirar os serviços públicos destas zonas consideradas de alto risco e erguer um muro de isolamento, fazendo aumentar o poder local do chefão do crime (Taha) num destes bairros, o 13º. (por incrível que pareça, essa idéia já surgiu no Brasil a poucos anos atrás, certamente vinda de alguma mente brilhante, privilegiada, de grande massa encefálica e ...)

Diante disso, um dos moradores deste bairro, um jovem com princípios, chamado Leïto (David Belle), não tem outra alternativa a não ser tentar impor restrições aos criminosos e acaba contando mais tarde, com a ajuda do agente militar Damien (Cyril Raffaelli) que está encarregado de desarmar, em 24 horas, uma bomba roubada que teria ido parar no bairro 13.

Neste post tem algumas informações sobre o segundo filme B13 Ultimantum. Já nesse, David explica o que é parkour. (em vídeo)
___

O que é Parkour

Segundo consta, David Belle, fundador do Parkour, assim define:


b13, bairro 13, 13 distrito, parkour, david belle
Parkour é uma atividade física que é difícil de categorizar. Não é um esporte radical, mas uma arte ou disciplina que assemelha-se a auto-defesa nas artes marciais. O espírito no parkour é guiado em parte a superar todos os obstáculos em seu próprio caminho como se estivesse em uma emergência. Você deve mover de tal maneira, com quaisquer movimentos, para ajudá-lo a ganhar mais base possível de alguém ou em alguma coisa, quer seja escapando daquilo ou caçando em direção a isso. Assim, havendo uma confrontação hostil com uma pessoa, você terá que conversar, lutar ou esquivar. Como as artes marciais são uma forma de treinamento para a luta, parkour é uma forma de treinamento para a fuga. Devido a dificuldade em categoriza-la, os praticantes frequentemente colocam-na em sua própria categoria: "parkour é parkour".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como traduzir The Sims 2: Deluxe para o português brasileiro

Como tirar a pele de figado em 2 minutos

As jornalistas mais belas do século passado