Atos dos Opostos

O homem na lua - 40 anos depois e há quem não acredite

homem na lua,Neil Armstrong, Edwin Aldrin
Em plena guerra fria a missão Apollo 11 pousa na superfície lunar no dia 20 de Julho de 1969, em um local chamado "Sea of Tranquility" (Mar da Tranquilidade). Neil Armstrong e Edwin Aldrin tornaram-se os primeiros homens a caminhar no solo lunar. Segundo alguns, nada mais cômodo para os Estados Unidos que até então vinham perdendo a guerra tecnológica para a União Soviétiva.

Ir uma vez à lua e retornar vivo já é difícil de acreditar, mas eles foram além. Depois da Apollo 11, segundo consta, outras seis missões Apollo foram lançadas, sendo que cinco delas pousaram na Lua (no total doze astronautas caminharam na Lua).

Ficou famosa a frase do primeiro astronauta a pisar na Lua, Neil Armstrong:

Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade.

Além da célebre frase, eles teriam colocado uma placa na Lua, com os seguintes dizeres:

Here Men From Planet Earth First Set Foot Upon The Moon. July 1969 A.D. We Came In Peace For All Mankind. (Aqui os homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua. Julho de 1969. Viemos em paz, em nome de toda a humanidade).

Aqueles que não acreditam nessa façanha argumentam que isso foi uma decisão política dos Estados Unidos visando melhorar a autoestima da população já que, paralelamente à guerra fria, os EUA estavam perdendo a guerra no Vietnam e a corrida espacial para a URSS, que já havia enviado em 03 de novembro de 1957, a cadela russa laika, da raça Kudriavka a bordo da nave espacial Sputnik II. Mais tarde, em 12 de Abril de 1961, a URSS teria mandado Yuri Gagarin ao espaço, em um vôo orbital de 48 minutos, a bordo da nave Vostok I.

Outro argumento diz respeito à escassa tecnologia existente na época, a qual seria incapaz de realizar tal façanha. Por fim, a falta de comprovação eficiente do feito bem como, o não retorno à Lua 40 anos depois. Se foi possível 40 anos atrás, porquê não o é hoje - são perguntas que permanecem sem resposta conclusiva.


Comentários

  1. nesse video aparece que é o neil armstrong descendo. na verdade é buzz aldrin.
    repare que a camera q esta filmando se movimenta.
    portanto, quem esta filmando é o neil.
    a nao ser q seja um cinegrafista, ou que o "vento" na lua esteja balançando a camera...
    mas aí é com os ceticos e teorias conspiratorias...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou sugestão.

Postagens mais visitadas deste blog

Como traduzir The Sims 2: Deluxe para o português brasileiro

Como tirar a pele de figado em 2 minutos

As jornalistas mais belas do século passado