Atos dos Opostos

Dicas para empresários e empreendedores

Piores expressões e palavras ditas no trabalho

Em artigo publicado na Forbes, Linda Midlle Duronna, consultora, psicóloga e autora do livro "Surviving in Toxic Jobs" ("Sobrevivendo em Empregos Tóxicos"), listou as piores nove expressões e palavras para se dizer no trabalho.

Para ela, quando um colaborador procura uma empresa para auxiliá-la, ele espera que ela leve soluções. Não basta apenas ao empresário(a) pensar em ganhar muita grana e esperar que o colaborador faça tudo sozinho. Dizer "vou ver o que eu posso fazer" e frases do tipo denotam uma predisposição a não fazer.

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Por isso, tome cuidado com seu discurso, empresário(a), principalmente se você for do tipo "filhinho(a) de papai", ou "denguinho da vovó". 
 Frases assim denotam pouca proatividade... Mas o principal é avaliar o comportamento do empresário, não só o discurso.
alerta.

No entanto, Linda faz uma ressalva para uma das escolhas da lista publicada na Forbes, em relação à expressão "Eu não sei". A psicóloga não vê problemas em usá-la quando o empresário realmente não sabe a resposta. É melhor dizer:
Eu não sei, vou procurar a resposta.
do que fingir que sabe. Dizer "eu não sei", embora pareça contraditório, sob uma ótica menos profunda, demonstra sapiência desde que venha a parte da proatividade depois.

O que o patrão realmente quer dizer

Empresário(a), atente-se à lista de Linda abaixo transcrita:

Vou tentar
O que significa: "o empresário(a) não quer fazer, mas não vai dizer isso agora".
Como driblar: use a expressão: "Ponha paixão no seu empreendimento", recomenda Linda. Se o projeto não der certo, provavelmente é porque não era a hora - e não porque o(a) empresário(a) preferiu passar a noite na gandaia.

Tanto faz
O que realmente significa: "ele(a) quer se livrar desta proposta logo".
Muitas vezes o colaborador tem mil idéias na cabeça, propõe mas o(a) empresário(a) não dá ouvidos.
Como driblar: evite esta expressão a todo custo. Na opinião de Linda, utilizá-la cria um muro entre o(a) empresário(a) e o colaborador. Se o(a) empresário(a) não confia em uma proposta, há outras maneiras de dizê-lo.

Talvez e Eu não sei
O que significa: "não quer tomar uma decisão".
Como driblar: óbvio que ninguém tem certeza do que é preciso fazer o tempo todo, muito menos o(a) empresário(a). Mas às vezes estas expressões funcionam como uma tentativa de sair da berlinda. Fique atento para não cometer esse erro.

Eu te dou um retorno
O que significa: "quer adiar o andamento deste projeto, hoje não está um dia bom".
Como driblar: ao ouvir uma dessa, insista na pergunta: "quando voltamos a nos falar?" "quando você vai assumir que é o(a) dono(a) desse empreendimento?" "quando você vai crescer e largar as fraldinhas e o paninho de cheiro?" E relembre a pessoa que você precisa de um retorno, por e-mail, mensagem de texto, msn ou orkut.

Se
O que significa: "quer jogar a culpa nos outros".
Como driblar: evite usar a palavra em um contexto específico, como "se o Fulano fizer a parte dele, eu faço a minha". É preciso entender que cada um tem sua parte - e não se apoiar nisso, amigo(a) empresário(a).

Sim, mas...
O que significa: "não quer se envolver no projeto".
Como driblar: pergunte a si mesmo se, ao dizer "sua ideia é ótima, mas...", está listando obstáculos reais ou apenas se apoiando para não participar da execução de um projeto de sua empresa.

Eu acho...
O que significa: "não se importa o suficiente".
Como driblar: não chute. Ao ser perguntado sobre algo, cheque os dados. Se preciso, peça consultoria para lhe auxiliar, e depois dê um retorno ao colaborador.

Vamos ver
O que significa: "quer evitar confronto".
Como driblar: para Linda, esta frase é conhecida de todos nós desde quando éramos crianças - "Vou pagar para ver", "O meu é maior que o seu", "Meu pai arrebenta o teu"... Lembra do quanto era frustrante pedir autorização para um passeio e ouvir seu pai responder "Vamos ver"? Não repita esta experiência na sua empresa diante dos colaboradores. Dê explicações claras e, se precisar de um tempo para decidir, combine um retorno e o cumpra.

Se não tem nada de bom a dizer, fique quieto(a), caro empresário(a) e deixe que seus colaboradores assumas as rédeas. Expressões que denotam pouco interesse devem ser evitadas no trabalho.

Esperamos que essas dicas tenham sido de valia à vc, pequeno, médio e grande empresário. Afinal, nós colaboradores estamos ai para isso. Colaborar.

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