Pular para o conteúdo principal

Atos dos Opostos

Sigmund Freud: Id, Ego e Superego

Sigmund Freud, Id, Ego, Superego, psicanálise

Teoria psicanalítica

Segundo a teoria psicanalítica que foi desenvolvida pelo psiquiatra austríaco Sigmund Freud no fim do século XIX início do século XX é possivel descrever a etiologia dos transtornos mentais, o desenvolvimento do homem e de sua personalidade, além de explicar a motivação humana. Com base nesse corpo teórico Freud desenvolveu um tipo de psicoterapia. Nela há um modelo triádico do aparelho psíquico: Id, Ego e Superego.

Id

É a fonte da energia psíquica (libido). O id é formado pelas pulsões - instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes. Ele funciona segundo o princípio do prazer (al. Lustprinzip), ou seja, busca sempre o que produz prazer e evita o que é aversivo. Não faz planos, não espera, busca uma solução imediata para as tensões, não aceita frustrações e não conhece inibição. Ele não tem contato com a realidade e uma satisfação na fantasia pode ter o mesmo efeito de se atingir o objetivo através de uma ação concreta. O id desconhece juízo, lógica, valores, ética ou moral, sendo exigente, impulsivo, cego, irracional, antissocial, egoísta e dirigido ao prazer. O id é completamente inconsciente.

Ego

O ego desenvolve-se a partir do id com o objetivo de permitir que seus impulsos sejam eficientes, ou seja, levando em conta o mundo externo: é o chamado princípio da realidade. É esse princípio que introduz a razão, o planejamento e a espera no comportamento humano. A satisfação das pulsões é retardada até o momento em que a realidade permita satisfazê-las com um máximo de prazer e um mínimo de consequências negativas. A principal função do ego é buscar uma harmonização inicialmente entre os desejos do id e a realidade e, posteriormente, entre esses e as exigências do superego. O ego não é completamente consciente, os mecanismos de defesa fazem parte de um nível inconsciente.

Superego

É a parte moral da mente humana e representa os valores da sociedade. O superego divide-se em dois subsistemas: o ego ideal, que dita o bem a ser procurado; e a consciência moral (al. Gewissen), que determina o mal a ser evitado. O superego tem três objetivos:

  1. inibir (através de punição ou sentimento de culpa) qualquer impulso contrário às regras e ideais por ele ditados (consciência moral);
  2. forçar o ego a se comportar de maneira moral (mesmo que irracional)
  3. conduzir o indivíduo à perfeição - em gestos, pensamentos e palavras (ego ideal).

O superego forma-se após o ego, durante o esforço da criança de introjetar os valores recebidos dos pais e da sociedade a fim de receber amor e afeição. Ele pode funcionar de uma maneira bastante primitiva, punindo o indivíduo não apenas por ações praticadas, mas também por pensamentos; outra característica sua é o pensamento dualista (tudo ou nada, certo ou errado, sem meio-termo. O superego nem sempre é consciente, muitos valores e ideais podem ser despercebidos pelo eu consciente.

Comentários

  1. Achei ótimo o esclarecimento. Está entendido.

    ResponderExcluir
  2. muito bom, obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou sugestão.

Postagens mais visitadas deste blog

As jornalistas mais belas do século passado

Não é tarefa fácil fazer uma listagem das jornalistas mais bonitas, belas, gatas, tchuki tchuki, fofinhas, inteligentes e, com o devido respeito, por que não dizer - gostosas da televisão brasileira, ainda mais quando se tem uma TV que só sintoniza 6 canais. A idéia aqui não é realizar um concurso, mas simplesmente divulgar essas belezuras, e a ordem em que estão posicionadas não significa necessariamente preferência por esta ou aquela. Contemplem!

PS. complementamos a lista conforme sugestões foram indicadas nos comentários. Mas como a cada dia surgem nova beldades... esse post não teria mais fim.

Wing Chun kung fu - tenha aulas online e de graça

O Wing Chun (Ving Tsun ou Wing Tsun) é dos muitos estilos de kung fu. Originado no sul da China se distingue pela economia de movimentos e sem movimentos rebuscados. A principal causa do crescimento deste estilo no ocidente deve-se a seu praticante mais famoso, Bruce Lee, (discípulo de Yip Man), que mais tarde viria a modificá-lo criando o Jeet Kune Do. Wing Chun foi criado por uma monja shaolin. É um sistema simples e eficiente. Saiba na Wikipédia.
Nada substitui a prática de alguma arte sem um professor. Mas se você quiser ter umas lições online de  kung fu estilo Wing Chun em vídeos do youtube, comece com este abaixo. Ao final aparecerá uma link para o segundo e assim por diante. São dezenas de vídeos em alta qualidade disponibilizada pelo mestre Wong. Se quiser, use este programa para baixar os vídeos para o seu HD e treinar na comodidade de sua choupana.

Shakira: fotos sensuais da cantora colombiana

Shakira sensual Shakira Isabel Mebarak Ripoll, ou simplesmente Shakira, cantora compositora, coreógrafa, produtora, filantropa e dançarina colombiana. vencedora de inúmeros prêmios musicais. Isso todo mundo já sabe, assim com também sabe o quão bela é esta colombiana que em 2 de fevereiro de 2009 completou seus 32 aninhos. Mas Não custa dar uma olhadinha de novo nessa beleza de mulher.