Pular para o conteúdo principal

Atos dos Opostos

Os maiores terremotos dos últimos 60 anos

tsunami, terremoto, escala ritcher, sismo, abalo sismico
clique para ampliar
Um sismo é um fenômeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica, ou por deslocamentos (migração) de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas.

Basicamente, sismo é a ocorrência de uma fratura subterrânea. As ondas elásticas geradas propagam-se por toda a Terra.
A maior parte dos sismos ocorrem nas fronteiras entre placas tectônicas, ou em falhas entre dois blocos rochosos. O comprimento de uma falha pode variar de alguns centímetros até milhares de quilômetros, como é o caso da falha de Santo André na Califórnia, Estados Unidos.

Só nos Estados Unidos ocorrem de 12 000 a 14 000 sismos anualmente (ou seja, aproximadamente 35 por dia). Baseado em registros históricos de longo prazo, aproximadamente 18 grandes sismos (terremotos ou terramotos, de 7,0 a 7,9 na escala de magnitude de momento) e um terremoto gigante (8 ou superior) podem ser esperados no período de um ano.

Entre os efeitos dos sismos estão a vibração do solo, abertura de falhas, deslizamentos de terra, tsunamis, mudanças na rotação da Terra, mudanças no eixo terrestre, além de efeitos deletérios em construções feitas pelo homem, resultando em perda de vidas, ferimentos e altos prejuízos financeiros e sociais (como o desabrigo de populações inteiras, facilitando a proliferação de doenças, fome, etc).

O sismo registado de mais alta magnitude de momento foi o Sismo de Valdivia ou "Grande Sismo do Chile" em 1960 que atingiu 9,5 na escala de magnitude de momento, seguido pelo sismo do Alasca de 1964 que atingiu 9,2 na mesma escala.
Saiba mais aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As jornalistas mais belas do século passado

Não é tarefa fácil fazer uma listagem das jornalistas mais bonitas, belas, gatas, tchuki tchuki, fofinhas, inteligentes e, com o devido respeito, por que não dizer - gostosas da televisão brasileira, ainda mais quando se tem uma TV que só sintoniza 6 canais. A idéia aqui não é realizar um concurso, mas simplesmente divulgar essas belezuras, e a ordem em que estão posicionadas não significa necessariamente preferência por esta ou aquela. Contemplem!

PS. complementamos a lista conforme sugestões foram indicadas nos comentários. Mas como a cada dia surgem nova beldades... esse post não teria mais fim.

Wing Chun kung fu - tenha aulas online e de graça

O Wing Chun (Ving Tsun ou Wing Tsun) é dos muitos estilos de kung fu. Originado no sul da China se distingue pela economia de movimentos e sem movimentos rebuscados. A principal causa do crescimento deste estilo no ocidente deve-se a seu praticante mais famoso, Bruce Lee, (discípulo de Yip Man), que mais tarde viria a modificá-lo criando o Jeet Kune Do. Wing Chun foi criado por uma monja shaolin. É um sistema simples e eficiente. Saiba na Wikipédia.
Nada substitui a prática de alguma arte sem um professor. Mas se você quiser ter umas lições online de  kung fu estilo Wing Chun em vídeos do youtube, comece com este abaixo. Ao final aparecerá uma link para o segundo e assim por diante. São dezenas de vídeos em alta qualidade disponibilizada pelo mestre Wong. Se quiser, use este programa para baixar os vídeos para o seu HD e treinar na comodidade de sua choupana.

Shakira: fotos sensuais da cantora colombiana

Shakira sensual Shakira Isabel Mebarak Ripoll, ou simplesmente Shakira, cantora compositora, coreógrafa, produtora, filantropa e dançarina colombiana. vencedora de inúmeros prêmios musicais. Isso todo mundo já sabe, assim com também sabe o quão bela é esta colombiana que em 2 de fevereiro de 2009 completou seus 32 aninhos. Mas Não custa dar uma olhadinha de novo nessa beleza de mulher.