Marcha das vadias em Pelotas - Slut walk RS

Marcha das Vadias: origem

Toronto - Canadá: inverno de 2011, -3ºC
Era mês de janeiro quando ocorreram diversos casos de abuso sexual em mulheres numa Universidade da cidade de Toronto. O fato alarmou as autoridades a tal ponto que resolveram fazer uma série de discussões, seminários e palestras para debater o assunto, suas consequências e formas pelas quais as mulheres poderiam se precaver desse abuso. Em meio às discussões sobre palestrantes e a didática das reuniões, alguém, só para sacanear, sugeriu o nome de Michael Sanguinetti, um policial local meio 'estranho'.

marcha das vadias, slut walk, pelotas, dce ufpel

Alguns minutos após iniciar sua palestra, o policial observou que:

as mulheres deveriam evitar se vestirem como vadias, para não serem vítimas.
Foi o que bastou para que um grupo de mulheres canadenses levantassem a bandeira feminista e protestassem em marcha contra o machismo e a favor dos diretos da mulher, inclusive o de escolher sua própria vestimenta, seja ela qual for.

marcha das vadias, slut walk, pelotas, dce ufpel
Expressão de duplo sentido!

Durante a marcha passou a ser padrão (ou não) elas usarem roupas provocantes com pouco teor de tecido, como blusinhas transparentes, lingerie, saias, salto alto ou apenas o sutiã.

marcha das vadias, slut walk, pelotas, dce ufpel

A denominação 'Slut Walk' ou 'Marcha das Vadias' foi uma sacada de marketing levando em conta o 'status quo' machista dominante de forma a chamar a atenção da sociedade burguesa para os inúmeros casos de violência contra a mulher assim como a indireta para quem servir a carapuça: a mulher tem direito de ser dona de si mesma.

marcha das vadias, slut walk, pelotas, dce ufpel

1ª Marcha das Vadias em Pelotas - RS

A primeira Marcha das Vadias no Brasil ocorreu em São Paulo em 4 de junho de 2011 e agora chegou a vez de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Dia 10 de março de 2012, na Esquina democrática (Chafariz do Calçadão) às 11h.

Confira os vídeos da 1ª Marcha das Vadias de Pelotas/RS:





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As jornalistas mais belas do século passado

Wing Chun kung fu - tenha aulas online e de graça

Shakira: fotos sensuais da cantora colombiana