Atos dos Opostos

Manual do puxa-saco baba-ovo

Psicologia do puxa-saco

O termo puxa-saco pode lhe ser desconhecido, mas certamente você conhece alguém pelos sinônimos* abaixo descritos. Em suma, um puxa-saco é tido como aquela pessoa com sérios problemas de personalidade, auto-estima e frustrações pessoais. Devido a isso adota por estratégia rudimentar a aproximação e obediência cega às ordens do líder mais próximo, inclusive indo além disso, não acreditando em nada que não seja dito e/ou confirmado pelo seu chefe. Como recompensa espera se tornar alguém importante no futuro, um destaque entre os demais de seu grupo, uma vez que se acha superior.  

adulador, baba-ovo, capacho, cheira-cheira, chupa-caldo, corta-jaca, enxuga-gelo, escova-botas, lambe-botas, lambe-cu, lisonjeador, pelego, sabujo servil servilão

Dicas para ser um bom baba-ovo

  1. Quando o chefe chegar seja o primeiro a dar bom-dia, com um grande sorriso nos lábios.
  2. Toda vez que seu chefe espirrar diga “saúde”, não importa a quantidade de espirro.
  3. Morra de rir das piadas que seu chefe conta, mesmo que seja a mais sem graça do mundo.
  4. Cole um adesivo no carro com a seguinte frase: “Eu Amo Meu Chefe”.
  5. Tente se parecer ao máximo com seu chefe.
  6. Nunca saia do ambiente de trabalho antes dele.
  7. Demonstre sempre muita eficiência.
  8. Se ofereça para trabalhos extras, como lavar o carro, cortar a grama.
  9. Quando te passar uma tarefa, faça-a o mais rápido possível e peça outra.
  10. Se o chefe por acaso soltar um pum finja que não ouviu e nem sentiu nada.
  11. Seja sempre muito atencioso com seu chefe, demonstrando sempre muito carinho por sua pessoa.
  12. Se receber alguma crítica dele mesmo sem ter errado, sorria e abaixe a cabeça.

Manual do puxa-saquismo

Introdução

Nesta edição será abordada a arte do puxa-saquismo. Existem várias regras e conceitos para ter sucesso nesta maravilhosa arte que se chama bajulação, conhecida popularmente como chupação de ovos e pagação de pau. Geralmente os puxas-sacos têm o mesmo grupo sanguíneo dos carrapatos e das sanguessugas, sendo que alguns puxa-sacos são parentes das lombrigas e das solitárias. Esta edição faz parte do livro Como ser um zé-mané em apenas 37824 passos, separada especialmente para você, que deseja subir na vida parasitando alguém.

A partir de hoje, meu caro, você tem um dono (ou donos). Suas emoções serão as mesmas de seu dono. Todos seus sentimentos são pertence ao seu dono. Esqueça o que você aprendeu, esqueça o que você sabe; a partir de hoje, você segue apenas seu dono. Esqueça seus gostos, esqueça suas predileções; a partir de hoje, você gosta do que seu dono gosta. Se você odeia repolho mas seu dono adora, hoje você passa a gostar também. Se você odeia pagode mas seu dono gosta, a partir de hoje, você é fã número 1 do Molejo e do Belo. Se você é corinthiano e seu chefe palmeirense, hoje você é palmeirense desde leitãozinho. Se você gosta de mulher e seu chefe não, você já sabe...

Características

Em primeiro lugar, um puxa-saco nunca é bom. Lembre-se disso. Você faz o que faz por não ter opção mesmo, afinal, sua vida não tinha sentido nenhum antes de seguir esta notável carreira. Mas existem puxa-sacos amadores e puxa-sacos profissionais. Um puxa-saco profissa é aquele que consegue sobressair aos demais puxa-sacos. Lógico que o saco é igual ao coração de uma mãe, onde sempre cabe mais um, mas no saco sempre vai existir aquele que agarra mais saco que os demais. Em outras palavras: Enquanto o puxa-saco amador elogia o terno do dono, o puxa-saco profissional abana o rabinho e se enrosca nas pernas do dono. Um puxa-saco profissional deve ser mais sem personalidade que os demais puxa-sacos, ou melhor, deve ter personalidade nula. Um puxa-saco amador ainda possui um pouco de personalidade, e isto é ruim, muito ruim. O puxa-saco profissional é aquele que consegue eliminar qualquer traço de personalidade. Para ser um puxa-saco de sucesso, não pode ter opinião própria. Aliás, para ser um puxa-saco de sucesso, não pode nem ter opinião; o puxa-saco profissional deve apenas concordar. É isto que caracteriza um puxa-saco de respeito. Um puxa-saco profissional nunca afirma e confirma ser um puxa-saco. Um puxa-saco de talento, por mais sanguessuga que possa ser, detesta quando alguém lhe chama de puxa-saco.

O que leva um indivíduo a ser puxa-saco

Vários fatores levam uma pessoa de bem ao mundo do puxa-saquismo. Na maioria das vezes é uma vontade excessiva de ser alguém, já que, nestes casos, a pessoa não possui uma personalidade e deseja absorver a personalidade de alguém, no caso o dono. Porém, em muitos casos de puxa-saquismos, a pessoa faz coisas boas na vida, e não é uma pessoa inútil. Estas pessoas não deveriam ter a necessidade de se vender. Estas normalmente se vendem para conseguir poder. Já que ser uma pessoa de boa índole não costuma dar resultados satisfatórios para quem deseja poder, esta pessoa costuma se prostituir ao mundo do puxa-saquismo. Parasitando o dono da empresa, estas pessoas conseguem chegar ao tão sonhado poder, mesmo que sacrifiquem seu caráter.

Puxa-saco amador

O puxa-saco amador é afobado e segue o futuro dono como uma cachorra Poodle no cio. Isto não pode acontecer. O puxa-saco deve agir como uma cachorra buldogue preservada, ou seja, primeira o puxa-saco deve esperar o futuro dono acariciar sua cabeça, dia após dia, até que a relação entre as duas partes esteja evoluída. Trocando em miúdos, primeiro o puxa-saco faz algo que chame a atenção do futuro dono. O futuro dono percebe e elogia seu puxa-saco. Surge então a relação. A partir deste momento, o puxa-saco já pode fazer outra coisa pra chamar a atenção. Outro elogio e um novo degrau na relação. A relação afetiva estará em seu degrau mais alto quando o (agora) dono defender seu puxa-saco. Você, pequeno gafanhoto, agora aprendeu a estratégia (em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie...) do puxassaquismo ideal.

Puxa-saco profissional

O puxa-saco profissional deve seguir o espírito olímpico ("Mais rápido, mais alto, mais forte"). O puxa-saco deve ser o mais rápido, para puxar o saco do dono antes dos outros, deve ser o mais alto, pra puxar o saco sem precisar esticar muito o braço e correr o risco de adquirir uma tendinite e deve ser o mais forte, pra puxar o saco com mais força, mas também não pode exagerar porque o saco não é brinquedo não; uma puxada um pouco mais forte pode causar um estrago feio no saco.

O preparo físico do puxa-saco profissional deve ser em nível atlético. Ele deve conseguir seguir o dono por toda a empresa, sem mostrar cansaço. Os chefes não gostam de puxa-sacos que se mostram cansados e sem chances de darem uma boa puxada em seus sacos. Os puxa-sacos devem ter uma excelente destreza e coordenação motora, conseguindo acariciar, puxar, fazer cócegas e pentear o saco do dono, ao mesmo tempo, com uma única mão. Há um ditado antigo no mundo dos bajuladores que diz o seguinte:

A mão que balança o saco é a mesma que segura a prancheta.
Apesar de ser um animal alfa, que disputa a bajulação com outros, o puxa-saco também deve saber trabalhar em equipe. O livro A Arte da Bajulação, de Sun-Tzu, já citava o trabalho em equipe dos puxa-sacos. Um dono nunca terá apenas um puxa-saco, portanto, sempre haverá briga para ver quem puxa mais o enrugado do dono. Para que não haja disputa territorial no saco do dono (e eventuais marcações de território com urina), uma boa saída é o trabalho em equipe. O dono gosta de bastante gente puxando seu saco e sempre vai haver espaço pra outro puxa-saco. Com o trabalho em equipe, um rodízio de bajulações pode acontecer, assim, o puxa-saco pode tirar algumas horas de folga para fazer outras coisas, como trabalhar, por exemplo.

Leia mais sobre o assunto: Simpatias para se torna um puxa-saco profissional

* Sinônimos de Puxa-saco

adulador baba-ovo capacho chaleira cheira-cheira chupa-caldo corta-jaca derrengado engrossador
enxuga-gelo escova-botas incensador lambe-botas lambe-cu lambedor lambe-esporas lambeta lambeteiro lisonjeador
louvaminheiro mesurado pelego sabujo servil servilão sorrabador turibulário xeleléu xereta zumbaieiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como traduzir The Sims 2: Deluxe para o português brasileiro

Como tirar a pele de figado em 2 minutos

As jornalistas mais belas do século passado