Atos dos Opostos

Sutiã é um mal necessário?

A queima de sutiãs que não aconteceu

No dia 7 de setembro de 1968, eu tinha 8 meses e 3 dias, mas me lembro como se fosse ontem. Eu estava sentado no berço entusiasmado vendo pela tv o Miss América torcendo para que minha favorita ganhasse o título. Infelizmente isso não aconteceu. Mas para alegria minha, tão logo Jordi Ford foi eleita vencedora, do lado de fora do teatro em Atlantic City, ouviu-se uma barulho que tirou a atenção das câmeras que focavam a moça.

pagando peitinho, mulher sem nada por baixo
bravo.

A partir de então o foco passou a ser cerca de uma centena de mulheres que gritava lemas de protesto do lado de fora. Havia uma mulherada protestando contra a ditadura da beleza que o sistema estava impondo à elas.

amadora, peito, peitinho, sem soutien
bravo..

Foi quando elas começaram a empilhar nas rua, símbolos de feminilidade da época: cílios postiços, revistas femininas com mulheres desnudas que contavam como gostariam de ser %$#@$*!, sapatos de salto alto, detergentes, sutiãs, vassouras, baton, rimel, cinta liga, copos de cervejas do marido... Elas amontoaram tudo isso e ameaçaram colocar fogo. Mas infelizmente a queima não chegou a ocorrer. Um fiscal da prefeitura, viu aquela cena inédita, fez uma cara feia, lembrou da esposa e disse: "A prefeitura não autorizou o uso de fogo".

tetinhas megan fox, megan sem sutia
bravíssimo

Que pena que elas trouxeram os sutiãs reserva para queimar naquela época! Se fosse hoje elas viriam sem sutiã e ainda cantando: ai se eu te pego ... delicia assim vc me mata.. ai se eu te pego hein? Com coreografia e tudo. Mas, óbvio... só para aparecer na tv.

mulher sem sutia no parque
pio belo

A dúvida é saber se o sutiã é um mal necessário: Será?

___

Mas falando sério

Nessa época, a população dos Estados Unidos vivia um conflito interno. De um lado havia a invasão do Vietnã por parte dos americanos por questões ideológicas já que combatiam o pensamento nacionalista e comunista vietcongue e, de outro Martin Luther King acabara de ser  assassinado na terra da liberdade. Na contradição entre os termos* militarismo, racismo e sexismo, aflora o movimento feminista. Nessa época o movimento era como uma espécie de sindicato de mulheres que defendia a igualdade de direitos e liberdade de expressão.

*Termos:

Militarismo

ou ideologia militarista é a ideia de que uma sociedade é mais bem servida (ou de maneira mais eficiente) quando governada ou guiada por conceitos incorporados na cultura, na doutrina ou no sistema militares. Militaristas sustentam que a segurança é a mais alta prioridade social, e alegam que o desenvolvimento e a manutenção do aparato militar assegura essa segurança.

Racismo

é a tendência do pensamento, ou o modo de pensar, em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras, normalmente relacionando características físicas hereditárias a determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas que valorizam as diferenças biológicas entre os seres humanos, atribuindo superioridade a alguns de acordo com a matriz racial.

A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade e ao complexo de inferioridade, se sentindo, muitos povos, como inferiores aos europeus.

Sexismo

é termo que se refere ao conjunto de ações e ideias que privilegiam entes de determinado gênero (ou, por extensão, que privilegiam determinada orientação sexual) em detrimento dos entes de outro gênero (ou orientação sexual).

Comentários

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou sugestão.

Postagens mais visitadas deste blog

Como traduzir The Sims 2: Deluxe para o português brasileiro

Como tirar a pele de figado em 2 minutos

As jornalistas mais belas do século passado