Polícia testa arma não letal baseada em desenho animado.

Uma arma não-letal é um instrumento desenvolvido com o fim de provocar situações extremas às pessoas atingidas, fazendo com que sofram a ponto de interromperem um comportamento violento, mas de forma que tal interrupção não provoque riscos à vida desta pessoa em condições normais de utilização.
Exemplos são o gás lacrimogênio, projéteis de borracha, bastões, canhões de água, gás/spray "pimenta", pistolas elétricas e bigornas.
A denominação "arma não letal" é equivocada, pois o uso de tais tipos de arma pode provocar a morte caso utilizadas de maneira excessiva ou por operadores sem o treinamento adequado. E preferível denominá-las "armas menos letais", "armas intermediárias", ou "armas quase mortais".
Seu uso está previsto na doutrina do Uso Progressivo da Força, onde esta deve ser utilizada somente quando indispensável e na medida mínima necessária para fazer cessar a hostilidade.
No entanto, seu uso é debatido. Ao oferecer a possibilidade de neutralizar um indivíduo de forma mais fácil e menos perigosa do que usando métodos convencionais, as armas não-letais são acusadas de incentivar uma maior utilização da força, radicalizar o confronto entre os protagonistas em detrimento da negociação ou diálogo.
Comentários
Postar um comentário
Deixe sua opinião ou sugestão.