Atos dos Opostos

Como reagir adequadamente ao presenciar um furto

sims 3, furto, violencia, farmacia, reaçao, estóriaMuito bem... suponhamos que você está numa bela tarde de sábado do mês de maio de 2009, em sua casa, jogando The Sims 3, quando percebe que tem que ir à farmácia mais próxima comprar, por exemplo, um xarope para alguém. Você salva o jogo, já que não quer perder os pontos ganhos para compra de recompensas duradouras do sims que criou o qual, por coincidência, tem as mesmas caracteristicas suas. Você sai para o lado de fora e percebe que a tarde não está tão boa assim... Chove e faz frio.

Chegando na farmácia você é o segundo da fila e enquanto aguarda sua vez nota que um casal de namorados adentra abraçado no recinto trocando mimos entre si e ficam olhando os produtos expostos em frente ao balcão. Por um momento você imagina que estariam procurando preservativos... não sei por quê lhe ocorreu esta ideia, talvez por ser sábado, por estar frio...

Chega a sua vez de ser atendido e você pede pelo nome do xarope e enquanto a atendente vai buscá-lo, você nota uma movimentação sorrateira do casal. Olha e vê o rapaz colocando um frasco de shampoo dentro do bolso do casaco. Seu coração começa a acelerar. Seus neurônios ainda permaneciam ligados nas recompensas duradouras do jogo e não estavam preparados para reagir adequadamente. Aliás, você nunca pensou como reagir numa situação destas. O que você faria? Se cérebro pede por mais tempo para raciocinar, seu impulso primário grita para que você denuncie o furto, por outro lado o The Sims 3 ainda não foi lançado oficialmente... Você se pergunta: e agora...? Por um instante você cogita em sair de fininho, como se nada tivesse acontecido, mas isso certamente incomodaria sua consciência.

Após uma análise superficial você supõe pelos trajes do casal que eles tem condições de comprar o produto, talvez sejam cleptomaníacos, ou talvez só queriam sentir um pouco de adrenalina (o que é melhor do que usar drogas) por outro lado você se indigna pela cara de pau já que o fato deles furtarem em sua frente pode significar que o consideram um zé ninguém que não se atreveria a denunciá-los. Você sabe que sua omissão o torna cúmplice, o que não ocorreria se em vez de furtar, assaltassem. Como fizeram a primeira opção, talvez não fossem pessoas ruins, apenas estavam duros e precisavam deixar os cabelos mais perfumados numa noite de sábado...

Você não conhece o dono da farmácia. É uma hipótese a ser considerada a de que ele possa ser um tremendo trambiqueiro, que esteja envolvido em sonegação e venda de medicamentos contrabandeados, que paga mal seus funcionários ou não assina a CTPS... ou pior... Você poderia denunciar para a atendente, mas ela estava sozinha e no final das contas se a coisa complicasse caberia apenas a você resolver a situação, mas você só veio comprar um xarope e o preço de um shampoo parece irrisório diante de todo o desgaste futuro. Se ao menos a vítima do furto fosse uma velhinha, aí com certeza você saberia como agir, mas não é.

São R$ 5,23! O quê? Ah sim... Aqui está. Você paga com uma nota de R$ 20,00 e enquanto espera pelo troco continua sem uma solução para o dilema.

Se você tivesse uma arma bem que poderia colocá-la na cabeça do meliante e fazê-lo devolver o produto ou prendê-los em nome do estado democrático de direito, mas no Brasil honestidade é piada, principalmente em Brasília, além do que o governo proibiu ou não o porte de armas, por outro lado as cadeias brasileiras são um castigo muito grande para um reles ladrão de shampoo.

Você poderia chamar o rapaz para o lado de fora e sem escândalo pedir que ele devolva o produto, mas se ele teve peito para furtar na sua frente, certamente não admitirá receber lição de moral de um zé ninguém.

Você é uma daquelas pessoas que gosta de tomar decisões rápidas e essa ansiedade já começa e lhe incomodar. A atendente lhe entrega o troco agradecendo a preferência com um sorriso. Sua adrenalina já subiu o suficiente.

Acho que esqueci de alguma coisa... pode atendê-los primeiro - diz você enquanto pega o celular e faz de conta que está ligando para alguém. Você teme que pode ser pior deixar a atendente sozinha com a dupla.

Enquanto isso o casal pede um pacote de fraldas tamanho médio e inclui o shampoo na conta.

Comentários

  1. Gostei da Ficção. Realmente já passei por isso e a adrenalina sobre mesmo, nós ficamos sem saber o que fazer, só que no meu caso foi um furto mesmo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe sua opinião ou sugestão.

Postagens mais visitadas deste blog

Como traduzir The Sims 2: Deluxe para o português brasileiro

Como tirar a pele de figado em 2 minutos

As jornalistas mais belas do século passado