Atos dos Opostos

2011: Crise nos EUA pode afetar a economia global

Crise cíclica do capitalismo

Quando se está no topo do sistema capitalista, quanto mais se tem, mais se gasta para manter a hegemonia e gastando mais, sem controle, endividado ficará. Chegou a vez da política econômica dos Estados Unidos enfrentar essa realidade, acordar e perceber que o sistema não poupa nem os grandes. Elevação do teto de endividamento. Cortes nos gastos sociais. Disputa política raivosa entre as facções tanto de democratas quanto republicanos que estão de olho na eleição de 2012. Possível calote global. Incapacidade de resolver seus próprios problemas economicos. Queda nas bolsas. E de sobra, quem estiver dependendo do caloteiro irá sofrer consequencias.

casa branca, white house, crise economica eua
The White House - Washington DC

A elevação do teto de endividamento tem sido uma constante, quase que duas vezes ao ano, nos ultimos 100 anos. Mas o que difere este ano em especial dos demais? Crise econômica, manobra política ou o fim da linha de uma política equivocada? A três anos o mercado financeiro quase quebrou os EUA, hoje a política americana segue o mesmo caminho. De qualquer forma o acordo entre democratas e republicanos sobre a elevação do teto foi firmado. No entanto, o mercado financeiro ainda está temeroso. Afinal os EUA estão a ponto de submergir em um período de incerteza econômica graças a ingovernabilidade em que seu sistema político se meteu, agravado pela era Bush. 

Em uma crônica ao New York Times, o Nobel da Economia, Paul Krugman (notório crítico da administração George W. Bush), considerou o acordo um 'desastre' em tempo de recessão, a qual estima durar até 2013, ou mesmo além disso. Para ele:

O pior que se pode fazer nestas circunstâncias é cortar a despesa pública, uma vez que isso retrai ainda mais a economia...

Para ele os que defendem esses cortes são comparados aos

... médicos medievais que faziam sangrias para tratar os doentes, deixando-os ainda mais doentes.
Já para os pseudoanalistas economicos deste blog, o pior que se pode fazer antes de cortar gastos sociais, é endividar-se a tal ponto que os gastos sociais tenham que ser reduzidos. Ou seja: é preciso mudar a politica economica dos EUA. Boa parte dessa dívida deve-se ao investimento republicano com guerras e a indústria bélica, nas decadas anteriores.
___

As crises do capitalismo

Vídeo animado de uma conferência de David Harvey para a Royal Society for the encouragement of Arts, Manufactures and Commerce (RSA) em Abril de 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como traduzir The Sims 2: Deluxe para o português brasileiro

Como tirar a pele de figado em 2 minutos

As jornalistas mais belas do século passado